-
1962
Para criar as Havaianas, a inspiração foi a tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. No lugar da palha, entrou a borracha, resistente e macia – feita para durar. O grão de arroz inspirou a textura da palmilha. O nome foi emprestado do Havaí, projetado por Hollywood como lugar dos sonhos dos anos 60.
-
1964
Vendedores-viajantes levavam Havaianas para cidades de todo o País dirigindo Kombis. A chegada deles era um acontecimento. Estacionavam em frente às lojas, e todos da cidade corriam para ouvir notícias da cidade grande e comprar seu par de Havaianas, que eram distribuídas em sacos plásticos. Em 64, praticamente todo trabalhador do País usava um par.
-
1966
Sim, Havaianas inventou o chinelo de dedo de borracha. Aqui está a prova. Em 66, a Alpargatas registra a patente do modelo: “palmilha com forquilha ornamentada por duas gregas, de direções paralelas, cada uma formada por pequenos frisos em linha quebrada, entrelaçados.”
-
1966
Imagem técnica das Havaianas no documento de sua patente.
-
1969
Até aqui só existiam as tradicionais Havaianas azuis e brancas. Um erro de maquinário produziu Havaianas verdes, que acabaram indo para o mercado. Problema? Nada. O povo amou. Havaianas aproveitou a onda e começou a produzir pares ferrugem, amarelo e preto.
-
1970
Os conflitos armados mundiais dos anos 60 abriram caminho para cultura de Paz & Amor. O movimento hippie pregava uma vida livre de excessos de consumo, que fez os chinelos entrarem na moda. No Brasil, os jovens e os mais politizados entraram no clima, calçando Havaianas.
-
1973
O que é bom, inevitavelmente é copiado. Para defender-se das cópias: Havaianas lança o slogan “Proteja-se das fajutas. Legítimas, só Havaianas. Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro.“ O garoto propaganda era o humorista Chico Anysio. O termo “fajuta” pega. E entra para o dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.
-
1973
Havaianas inova na sua comunicação. Para filmar uma série de comerciais em 1973, foi criada uma sandália gigante, de 42 metros e 4 toneladas. Celebridades da época passaram sobre aquelas Havaianas.
-
1980
Havaianas é básica como o arroz-e-feijão de todos os dias. Nos anos oitenta, o Ministério da Fazenda incluiu as sandálias na lista de produtos fundamentais para a vida do brasileiro.
-
1994
Havaianas vai a campo e investiga quem de fato pisa sobre elas. Percebe que, entre anônimos e famosos, todo mundo usa.
-
1995
Foi lançada a Havaianas Floral, com flores de hibiscus – a primeira de muitas Havaianas estampadas. Nesse momento foram criadas linhas, como Fit e Baby.
-
1996
É a década da grande “virada.” O brasileiro começa a ‘customizar’ Havaianas, virando a sola colorida para cima, para ter um modelo monocolor. Era sinal de que o individualismo característico dos anos 90 pedia sandálias para diferentes estilos. Havaianas capta o espírito do tempo e cria o modelo Top. Hoje são mais de 15 cores que… todo mundo usa.
-
1999
Havaianas coloca o pé na moda em um desfile do estilista francês Jean Paul Gaultier. Depois disso não deixou mais de desfilar para grandes marcas e estilistas acompanhando o sucesso da moda brasileira no mundo todo.
-
1999
As Havaianas continuam se espalhando pelo mundo. Começam a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, EUA, República Dominicana e Japão.
-
2000
Entre a ameaça do bug do milênio e muita ansiedade para chegada do ano 2000, uma certeza: Havaianas nos pés dos brasileiros no Réveillon do milênio. E um modelo especial foi criado: a primeira sandália que brilhava no escuro.
-
2001
Nasce a Special Collection: Havaianas super especiais com detalhes exclusivos como cristais e malhas de metal costuradas à mão por artesãs no Nordeste. Uma coleção única e sofisticada feita por mãos brasileiras para os pés do mundo inteiro.
-
2003
Os filipinos mudaram sua maneira de pensar em chinelos ao conhecer Havaianas. Antes, eram coisa de praia, hoje são símbolo de diversão, de moda – e de casualidade. Um verdadeiro fenômeno no país.
-
2003
E o Oscar vai para... Havaianas, que inicia uma série de participações na maior premiação de cinema do mundo, presenteando os indicados com um par. Tudo a ver. Depois de horas sobre saltos e sapatos apertados no tapete vermelho, nada melhor do que pisar numa Havaianas.
-
2004
Diamantes são eternos, Havaianas também. Em 2004 é lançada uma edição especial com acabamento em ouro 18K e diamantes em parceria com a joalheria H.Stern. Uma sandália que era uma joia.
-
2004
Havaianas começa surfar pelo Oceano Índico a partir das ilhas Maurício. Hoje são encontradas em praticamente todo resort de Seychelles, Mayotte e Maldivas.
-
2004
Havaianas inicia uma parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) para financiar estudos para a conservação de espécies da natureza brasileira – muitas delas ameaçadas de extinção, como o Mico Leão de Cara Preta, o Guará, a Arara Azul. Das vendas das sandálias, 7% é direcionado para o IPÊ. Até hoje, mais de R$ 7.300.000,00 já foram repassados ao instituto.
-
2005
Estudantes de escolas tradicionais de São Paulo fazem protesto pelo direito de ir à aula usando Havaianas. Hoje, alguns escritórios instituíram a sexta-feira como Havaianas Day. Foi uma maneira de abrasileirar a Casual Friday.
-
2006
As Havaianas Slim vieram para agradar ainda mais as mulheres. Com tiras mais finas e delicadas, caíram no gosto do nosso público mais exigente e já são um ícone da marca.
-
2006
Na Austrália, Havaianas bate um recorde e entra para o Guiness Book pela primeira vez. Em um desafio anual, milhares de australianos se reúnem nas praias do país com boias em formato de Havaianas fazendo a maior fila do mundo. Cada um compra sua boia e o valor arrecadado é revertido para projetos sociais.
-
2007
O povo de Taiwan acha praticamente impossível pronunciar Havaianas, mas o que não fez a menor diferença quando chegaram lá: eles entenderam tudo quando colocaram no pé.
-
2007
Havaianas finca definitivamente sua bandeira nos EUA, e abre escritório em NY.
-
2008
Havaianas abre QG na Espanha. Hoje também possui escritórios em Portugal, França, Inglaterra, Itália e na Alemanha.
-
2009
Com a missão de ajudar a conservar a biodiversidade dos mares brasileiros, Havaianas faz uma parceria com a ONG Conservação Internacional apoiando projetos de conservação no arquipélago de Abrolhos. Tudo isso com 7% da venda das sandálias exclusivas do projeto revertida para a organização.
-
2009
Inauguração do Espaço Havaianas, na rua Oscar Freire, em São Paulo. Com todos os modelos, a loja-conceito tem no centro uma banca de frutas. No lugar delas, todo colorido de Havaianas – para homenagear a origem popular da marca.
-
2010
O clima tropical do Brasil permite que todo mundo use Havaianas o ano todo. Para se pisar de Havaianas em qualquer estação ou país, foi lançada na Europa a Soul Collection – uma linha de tênis casuais e alpargatas com a “alma de Havaianas”, traduzida no solado exclusivo: uma palmilha das legítimas. O sucesso chegou ao Brasil no ano seguinte e já conta com dezenas de modelos nas lojas.
-
2010
A italianíssima Missoni imprime seu DNA em Havaianas. Mais uma das parcerias exclusivas de Havaianas em sandálias. Além de muitas outras que andaram com a gente.
-
2011
Havaianas inicia uma parceria com a Disney em modelos exclusivos com os personagens desse mundo mágico.
-
2012
Em 2012, Havaianas celebra seu aniversário de 50 anos! Uma edição comemorativa foi criada e sua renda revertida para projetos da UNICEF.
-
2013
Mais uma vez, Havaianas inova e lança a linha Flat, as rasteirinhas das Havaianas. Modernas, delicadas e com design super feminino, garantem conforto para os momentos de lazer.
-
2014
Inspirada na alegria e na brasilidade, Havaianas lança sua primeira coleção de roupas. A coleção apresenta uma linha de produtos de verão, com design casual, leve e com cores vibrantes.
-
2015
Os dias chuvosos ficaram mais coloridos com a chegada das Galochas Havaianas. Feitas de borracha e do espírito alegre das legítimas.
-
2016
Havaianas que começou sua história nos pés dos brasileiros, chega agora na cabeça de todo mundo. Nossa primeira coleção de óculos escuros é lançada.
-
1962
-
1964
-
1966
-
1969
-
1970
-
1973
-
1980
-
1994
-
1995
-
1996
-
1999
-
2000
-
2001
-
2003
-
2004
-
2005
-
2006
-
2007
-
2008
-
2009
-
2010
-
2011
-
2012
-
2013
-
2014
-
2015
-
2016